Notícia

Portal Inovação MCT

Fapesp apoiará projetos na área de bioenergia

Publicado em 04 outubro 2011

Fonte: Gestão C&T

Chamada pública lançada nesta semana apoiará projetos de pesquisas com foco em bioenergia desenvolvidos por cientistas vinculados a instituições de ensino superior paulistas. Trata-se de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ETH Bionergia, empresa especializada na produção e comercialização de etanol, energia elétrica e açúcar. A submissão das propostas pode ser feita até 12 de dezembro.

Os projetos contarão com apoio por 50 meses. Serão priorizados temas como: desenvolvimento de biomassas de ciclo curto para complementar a cana-de-açúcar na produção de etanol e bioenergia; desenvolvimento de leveduras industriais com melhor desempenho fermentativo de açúcares (hexoses e pentoses) para etanol; recuperação e uso de subprodutos e resíduos (CO2, palha, bagaço e vinhaça); entre outros.

Serão apoiados projetos de pesquisa fundamental e aplicada, de classe mundial, que explorem e criem nova tecnologia e conhecimento e que contribuam para a formação de recursos humanos na área. Os resultados da pesquisa deverão ser amplamente divulgados, usando-se canais acadêmicos estabelecidos tais como conferências internacionais e revistas científicas.

Os direitos de propriedade intelectual sobre os resultados serão objeto de cláusula em convênio entre a fundação e a ETH, além da instituição sede de cada um dos projetos selecionados. O aporte total será de R$ 10 milhões, investidos em partes iguais pelas instituições.

Para saber mais sobre a Fapesp acesse o portal www.fapesp.br.