Notícia

Agência Gestão CT&I

Fapesp apoiará pesquisas sobre mudanças climáticas

Publicado em 01 fevereiro 2016

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou uma chamada pública para apoiar projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas que estejam relacionadas às áreas de energia, água e agricultura. Nos últimos 100 anos, a inter-relação das ações humanas com o meio têm alterado ciclos biogeoquímicos naturais, afetando significativamente o sistema climático do planeta.

O Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) apoia pesquisas sobre mudanças climáticas no Brasil, em escala local, regional e global, realizadas por grandes equipes multidisciplinares. Entre os objetivos da iniciativa, está a indução de pesquisas interdisciplinares nos setores da agricultura e energia visando a adaptação e mitigação às mudanças globais, ao desenvolvimento de novas tecnologias energéticas e agrícolas e o manejo racional de água.

Podem participar da seleção pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no estado de São Paulo. A Fapesp disponibiliza, no total, para a chamada R$ 10 milhões. As propostas devem ser apresentadas até 26 de fevereiro. Podem ser solicitadas bolsas nas seguintes modalidades: Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático, Programa Jovem Pesquisador em Centros Emergentes da Fapesp. Criado em 2009, o PFPMCG já apoiou 102 projetos, destes, 58 já foram concluídos e 44 estão em andamento.

Mais informações estão disponíveis na íntegra do edital.

(Agência Gestão CT&I)