Notícia

Amazonas 24 horas

FAPESP apoiará pesquisa sobre mudanças climática global

Publicado em 15 abril 2010

FAPESP, Facepe e Agence Nationale de la Recherche (ANR) selecionam projetos com participação de pesquisadores da França e do Brasil em ciências da vida, agronômicas, exatas, sociais e engenharias

As Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo (FAPESP) e Pernambuco (Facepe) e a Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, divulgaram em 14/4 a Chamada de Propostas de pesquisa científica e tecnológica sobre mudança climática global no âmbito do acordo de cooperação assinado em julho de 2009 entre as três instituições. O acordo prevê a seleção de projetos cooperativos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa públicas ou privadas dos estados de Pernambuco e São Paulo. As propostas também poderão estar articuladas com projetos de cientistas da França, submetidas ao edital da ANR, disponível no endereço http://www.agence-nationale-recherche.fr/AAPProjetsOuverts?NodId=17&lngAAPId=309

Os projetos podem envolver apenas pesquisadores de São Paulo e Pernambuco ou a colaboração entre equipes do Brasil e da França, com a participação de cientistas dos dois estados ou de apenas um deles.

O acordo fará a análise e seleção de projetos sobre mudança climática global em quatro temas: 1) pesquisa envolvendo o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Ocidental, para detecção de mudanças climáticas oceânicas, mudanças nos ciclos de carbono e seus impactos na vida marinha; 2) mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida de Pernambuco e no Estado de São Paulo; 3) impactos das mudanças climáticas projetadas até o final do século sobre os recursos hídricos da região semiárida de Pernambuco e do estado de São Paulo; e 4) impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras de Pernambuco e de São Paulo, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

As propostas com participação da ANR poderão ser apresentadas até 18 de maio, e a data limite para recebimento de propostas que envolvam apenas FAPESP e Facepe é 8 de junho. Os resultados da seleção serão publicados pelas três instituições até 31/10.

O texto completo da Chamada e do acordo de cooperação FAPESP-Facepe estão em: www.fapesp.br/facepe