Notícia

Esteta

FAPESP apoia pesquisas em parceria com instituições canadenses

Publicado em 07 maio 2012

Agência FAPESP – A FAPESP lançou duas chamadas com instituições do Canadá, que visam estimular o desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores canadenses e do Estado de São Paulo.

A chamada com a McMaster University está aberta a pesquisadores afiliados à universidade canadense e a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo – que sejam pesquisadores principais de projetos de Auxílio Regular ou Temático, do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou de um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs).

As atividades de intercâmbio das propostas selecionadas na chamada deverão ser realizadas dentro do período compreendido pelo projeto principal apoiado pela FAPESP. A duração máxima do intercâmbio é de 24 meses.

A FAPESP e a McMaster University destinarão até o equivalente a 20 mil dólares canadenses por proposta por ano (10 mil dólares canadenses de cada instituição) para cobrir despesas de pesquisa incluindo as de mobilidade.

A FAPESP apoiará a aquisição de passagem aérea, seguro-saúde e despesas de manutenção para pesquisadores do Estado de São Paulo que visitem o Canadá. Pesquisadores canadenses dos projetos selecionados serão apoiados pela McMaster University em despesas para o deslocamento ao Estado de São Paulo.

As propostas para a chamada serão recebidas até o dia 16 de julho de 2012.

Mais informações sobre a chamada estão disponíveis em www.fapesp.br/en/6912.

Universidades e empresas

A chamada lançada pela FAPESP em conjunto com o International Science and Technology Partnerships Canada Inc (ISTPCanada) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos e processos inovadores de pesquisa e desenvolvimento que integrem empresas, instituições de ensino e de pesquisa e outros colaboradores do Brasil e do Canadá.

Pelo lado canadense podem participar da chamada pesquisadores ou administradores de empresas com sede no país. As empresas devem contribuir com aproximadamente metade do orçamento total do projeto.

Instituições e associações acadêmicas e de pesquisa podem participar nos projetos como coinvestigadores. Neste caso, o Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERC), que mantém acordo com o ISTPCanada, e a empresa selecionada financiarão a parte da pesquisa feita na instituição.

Pelo lado da FAPESP podem participar da chamada pequenas empresas com sede no Estado de São Paulo conforme regras do Programa FAPESP para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e pesquisadores em instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo em parceria com empresas, de acordo com as regras do Programa FAPESP para Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

A chamada terá duas etapas: a) Fase preliminar em que um formulário de interesse específico deverá ser submetido em conjunto pelos pesquisadores parceiros; b) Na segunda fase, os responsáveis pelos projetos aprovados na análise do formulário deverão enviar a proposta completa.

Os formulários de interesse serão recebidos até 11 de junho de 2012. As propostas completas serão recebidas até 30 de julho de 2012.

Mais informações: www.fapesp.br/istp e http://istpcanada.ca/international_programs/Brazil/ActiveCFPs/index.php.