Notícia

Esteta

FAPESP anuncia mais 33 empresas aprovadas pelo PIPE

Publicado em 22 julho 2016

A FAPESP anunciará no dia 26 de julho a lista de 33 empresas que tiveram projetos aprovados no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). As propostas foram avaliadas no primeiro dos quatro ciclos de análise de 2016 e poderão contar com até R$ 15 milhões para desenvolver pesquisas que resultem em produtos, processos e serviços inovadores. Desde 1997, o PIPE já apoiou 1.527 projetos.

Conduzidos por pesquisadores em micro e pequenas empresas com até 250 empregados, os projetos selecionadas deste ciclo envolvem diferentes tecnologias, como o uso de ressonância magnética nuclear para análise não destrutiva de produtos agrícolas e alimentos, aperfeiçoamento e inovação em triagem neonatal para imunodeficiências congênitas, desenvolvimento de nanopartículas para tratamento de artrite reumatoide, sistema de vigilância e controle de infecção hospitalar e kitdiagnóstico para a detecção do vírus Zika, entre outros.

Durante o evento, a ser realizado na sede da Fundação, serão apresentados os resultados de projetos desenvolvidos pela BrPhotonics, empresa de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de comunicações ópticas de alta velocidade apoiada pela FAPESP, recentemente premiada no 2º European Photonics Venture Fórum, em Eindhoven, na Holanda, entre as seis melhores Startups do setor para investimento.

As propostas apresentadas no 2º Ciclo de Análise do PIPE 2016 estão em análise e a chamada de propostas para o 3º Ciclo estão abertas até o próximo dia 1º de agosto. O edital pode ser acessado no endereço www.fapesp.br/pipe/chamada-3-2016.

Os interessados em participar do evento deverão inscrever-se no site www.fapesp.br/eventos/33pipes.

Mais informações sobre o PIPE estão disponíveis em www.fapesp.br/pipe.

Agência FAPESP