Notícia

Administradores

Fapesp anuncia lançamento de novo portal

Publicado em 20 abril 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou que irá lançar oficialmente, no dia 25 de abril, o novo portal da instituição. Segundo a Agência Fapesp, o objetivo é organizar de maneira otimizada as informações oferecidas aos diversos públicos.

De acordo com dados fornecidos pela própria entidade, o número de visitas mensais gira em torno de 650 mil, aos seus diversos sites e serviços, que reúnem dados sobre as formas de apoio à pesquisa científica e tecnológica oferecidas pela Fundação em todas as áreas do conhecimento.

Os menus foram redistribuídos para atender aos diversos públicos que acessam o site, de bolsistas a jornalistas e público em geral. Outro diferencial é a disponibilização de diversas atividades e serviços, como o sistema de biblioteca virtual, chamadas de propostas, equipamentos multiusuários, dentre outros.

Os interessados em se candidatar a uma bolsa ou auxílio oferecido pela Fapesp poderá acompanhar todas as informações acerca dos benefícios nas seções "Candidatos a Bolsas" e "Candidatos a Auxílios". A área "Equipamentos multiusuários traz informações sobre as propostas aprovadas na chamada 2009-2010 do programa para a aquisição de diversos equipamentos.

Os canais "Agência Fapesp" e "Biblioteca Virtual" também foram reformulados. A primeira com nova distribuição das reportagens e layout para facilitar a leitura. Já a Biblioteca Virtual oferece melhor acesso às informações e interoperabilidade entre os sites da Fundação. Desse modo, é possível criar enlaces automáticos às referências de mais de 26 mil projetos de pesquisa e 82 mil bolsas disponíveis na BV, bem como integram projetos e bolsas indexados com artigos publicados na biblioteca eletrônica SciELO.

Para os interessados em programas de intercâmbio, será criado também o canal "Convênios e acordos de cooperação", com a relação das universidades, instituições de pesqisa e empresas no Brasil e no exterior com as quais a Fapesp mantém acordos. A seção "Programas" irá elencar as iniciativas mais marcantes criadas pela entidade em diversas áreas do conhecimento, incluindo apresentações e vídeos apresentados em workshops e outros eventos, além de notícias, chamadas de propostas, publicações, documentos e relações dos projetos apoiados.