Notícia

Universia Brasil

Fapesp amplia benefício para Jovens Pesquisadores

Publicado em 01 setembro 2009

A partir desta terça-feira, 1º de setembro, os interessados em participar do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) deverão solicitar a Bolsa de Doutorado Direto como item orçamentário. As novas instruções normativas foram divulgadas pela Diretoria Científica da agência.

O auxílio é destinado a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. O orientador do candidato deve ter título de doutor ou qualificação equivalente.

As novas regras, segundo a Fapesp, podem ser retroativas. As propostas submetidas até 30 de agosto devem solicitar a Bolsa de Doutorado Direto vinculada a Auxílio Jovem Pesquisador mediante correspondência a ser encaminhada à Diretoria Científica da agência, sob o título "Solicitação de Bolsas DD vinculada a Auxílios Jovem Pesquisador".

"Com a inclusão das bolsas de Doutorado Direto nos itens financiáveis no Programa Jovem Pesquisador, ao lado das Bolsas de Iniciação e Treinamento Técnico, esperamos estimular a orientação de teses de doutorado em São Paulo e para a formação de equipes em torno dos projetos apoiados pela Fapesp", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fapesp.br.