Notícia

Grupo Notícia

Fapesp ajudará pesquisadores a comprar equipamentos

Publicado em 09 setembro 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) publicou uma nova chamada do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU). O programa conta com R$ 70 milhões para apoiar a aquisição de equipamentos para pesquisa que não podem, ordinariamente, ser adquiridos por meio de Auxílios à Pesquisa - Regular ou Projeto Temático. As solicitações serão recebidas até 30 de outubro deste ano.

O período de vigência do auxílio será de 24 meses e o prazo estimado para análise é de 180 dias. O programa pode apoiar também, quando necessário, os custos para suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do equipamento multiusuário solicitado.

Por ser de natureza natureza infraestrutural, o programa não se destina a prover o financiamento convencional aos projetos de pesquisa que sustentam cada solicitação - o apoio à realização desses projetos deve ser buscado nas linhas próprias de financiamento à pesquisa.

Os custos de manutenção dos equipamentos deverão ser cobertos por outras fontes que devem ser viabilizadas pelo consórcio de pesquisadores e pela instituição sede da proposta. Excepcionalmente, a FAPESP poderá autorizar o uso de recursos da Reserva Técnica dos processos consorciados ou da instituição onde estiverem instalados.

O texto integral da chamada está disponível em: www.fapesp.br/emu.