Notícia

ABC Repórter online

FAPESP abre inscrições para novas propostas sobre biodiversidade

Publicado em 17 junho 2013

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, abre hoje (14/6) inscrições para novos projetos de pesquisa para caracterização, conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo dentro do Programa BIOTA-FAPESP.

O conjunto de propostas de pesquisa selecionado poderá receber apoio de até R$ 7 milhões e os projetos devem tratar de temas relacionados à biodiversidade de ambientes terrestres, marinhos e de água doce. A data limite para apresentação de propostas é 13 de agosto e os resultados da análise e seleção de projetos serão publicados a partir de 19 de dezembro de 2013.

Pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo poderão propor à FAPESP projetos com foco na caracterização desses ambientes, em processos modeladores da biodiversidade – inclusive estudos sobre impacto das mudanças climáticas –, bioprospecção (busca de produtos naturais biologicamente ativos), processos sobre diversificação e hipóteses evolutivas de organismos, inventários biológicos e projetos na área de Educação, visando à produção de material didático para alunos do Ensino Fundamental e Médio. As propostas que envolverem pesquisa de campo podem incluir estudos sobre ecossistemas completos ou grupos completos de espécies que também ocorram fora do Estado de São Paulo ou de organismos importantes para a compreensão da biota paulista. O objetivo é selecionar e apoiar projetos para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade, incluindo as Unidades de Gerenciamento Hídrico e áreas insulares do Estado.

Da Redação