Notícia

Science Arena

FAPESP abre inscrições para Escolas Interdisciplinares (25 notícias)

Publicado em 26 de setembro de 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abriu inscrições para as Escolas Interdisciplinares FAPESP 2024, que serão realizadas entre os dias 8 e 12 de dezembro na cidade de Itatiba, no interior paulista. As pessoas interessadas têm até 30 de outubro para se inscrever.

A iniciativa é inspirada na experiência do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada e nos Lindau Nobel Laureate Meetings.

Duas Escolas Interdisciplinares ocorrerão simultaneamente no Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina:

Ao todo, estão disponíveis 120 vagas para bolsistas de pós-doutorado. A FAPESP arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos pesquisadores selecionados.

Os eventos buscam oferecer aos participantes a possibilidade de:

  • Conhecer pesquisa científica de vanguarda desenvolvida por lideranças do Brasil e do exterior, em várias áreas do conhecimento;
  • Conhecer trajetórias acadêmicas a fim de entender melhor como linhas de pesquisa foram estabelecidas e quais são os principais desafios em diferentes campos científicos;
  • Participar de conferências e reuniões informais com os palestrantes convidados;
  • Apresentar trabalhos na forma de pôsteres para um conjunto de especialistas de suas áreas e de áreas correlatas;
  • Interagir com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de modo a estabelecer laços profissionais.

Realizadas desde 2022, as escolas da FAPESP têm formato imersivo: começam no domingo, com uma atividade conjunta e um jantar de abertura, e se estendem de segunda a quinta, com palestras, debates, apresentações curtas e masterclasses.

À Agência FAPESP, o físico Oswaldo Baffa Filho, da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, explicou que este formato de evento foi experimentado pela primeira vez em 2022, com as Escolas FAPESP 60 anos.

“O sucesso alcançado nos levou a programar uma nova edição em 2023 e outra para este ano [2024]”, conta Baffa Filho, que integra a comissão organizadora.

Para Esther Império Hamburger, professora da Escola de Comunicações e Artes da USP e também integrante da comissão organizadora, as Escolas Interdisciplinares encaram o desafio de convidar pós-graduandos a “sair da caixinha” da especialidade.

Os pesquisadores em estágio de pós-doutorado têm “a oportunidade de entrar em contato tanto com colegas, jovens pesquisadores em início de carreira, como com pesquisadores experientes, em áreas que não são necessariamente as de sua especialidade”, disse ela à Agência FAPESP.

De acordo com a FAPESP, cada uma das duas escolas contará com a presença de oito convidados do Brasil e exterior.

Na escola de Humanidades, Ciências Sociais e Artes, participarão nomes como Cristiana Bastos (Universidade de Lisboa), Ivani Santana (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Laura de Mello e Souza (Sorbonne Université e USP), Oscar Vilhena (Fundação Getúlio Vargas), Patrick Heller (Brown University), Paulo de Assis (Orpheus Institut), Robert Stam (New York University) e Takumã Kuikuro (Rede Concertação para Amazônia).

Na escola de Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina, participarão como palestrantes: Andrew Turberfield (University of Oxford), André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP), Annalisa Buffa (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), Lucio Luzzatto (Muhimbili University College of Health and Allied Sciences), Manuel Heitor (Universidade de Lisboa), Phillip Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Sergio Ferraz Novaes ( Universidade Estadual Paulista) e Rattan Lal (Ohio State University).

Para mais informações e inscrição, clique em Escola FAPESP Humanas ou Escola FAPESP Exatas.

Redação*

*Com informações da Agência FAPESP.