Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

FAPESP 60 Anos: Sociedades Violentas

Publicado em 13 agosto 2021

Por Agência FAPESP

A terceira conferência de celebração dos 60 anos da FAPESP acontecerá no dia 18 de agosto de 2021, em formato on-line, e discutirá a violência nas sociedades contemporâneas.

O tema do evento será abordado sob dois ângulos: o da violência estatal exercida por polícias e outros agentes do Estado, para além de suas atribuições legais; e o da violência exercida por atores sociais, em defesa de atividades econômicas, caso das milícias, ou de valores políticos, caso dos movimentos sociais.

A abertura será feita por Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP. Os palestrantes serão Donatella della Porta, professora do European University Institute (Itália), Sérgio Adorno, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e Michel Messe, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com moderação de Angela Alonso, coordenadora adjunta de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia e Administração da FAPESP.

O público interessado pode se inscrever pelo site da FAPESP e enviar dúvidas para o e-mail conferencias60anos@fapesp.br, que serão respondidas durante o evento.

A transmissão da conferência terá início às 10 horas, pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.

Mais informações: 60anos.fapesp.br/conferencia-sociedades-violentas.

Fonte: Agência Fapesp