Notícia

FA Notícias

Fapes lança oportunidade de colaboração entre pesquisadores britânicos e capixabas

Publicado em 09 janeiro 2020

Investigações científicas feitas em parceria entre pesquisadores capixabas e do Reino Unido podem receber fomento da chamada pública do Governo Britânico, por meio do Fundo Newton, com agências brasileiras de fomento à ciência. Nesse contexto, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) poderá financiar até três propostas para pesquisadores britânicos virem trabalhar em conjunto com equipes capixabas por um período de até três meses.

A chamada pública The UK Academies 2019-2020 é fruto do acordo entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Royal Society, a Academy of Medical Sciences e a British Academy, no escopo do Fundo Newton.

No âmbito da Fapes, o fomento aos pesquisadores se dará pela modalidade Research Mobility Grants (visitas curtas de 15 dias a três meses), com o objetivo de fortalecer grupos de pesquisa locais. As propostas deverão ser redigidas em língua inglesa e enviadas de 20 de janeiro a 06 de abril de 2020 por meio do Sistema de Gestão do Confap.

Podem ser custeados pela Fapes os pagamentos de diárias, para mobilidade durante o período de sete a 15 dias, ou de bolsas de R$ 7 mil, para permanência do pesquisador estrangeiro por até três meses. Também estão inclusos os custos das passagens aéreas e do seguro-viagem.

Podem ser contemplados pelo edital pesquisadores britânicos das áreas de Ciências Naturais, Engenharia, Ciências Médicas, Ciências Sociais e Humanidades. Para participar, é preciso haver um pesquisador doutor colaborador no Espírito Santo, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior no Estado, como co-proponente (host researcher).

The UK Academies 2019-2020

O Confap, no conjunto de suas Fundações, e o CNPq lançaram no dia 13 de dezembro de 2019 a chamada The UK Academies, realizada em conjunto com a Royal Society, a Academy of Medical Sciences e a British Academy. O objetivo é fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalhar em conjunto com pesquisadores brasileiros, no Brasil.

Fazem parte desta chamada, por meio de suas fundações, os estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Ceará (Funcap), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp), e do Distrito Federal (FAPDF). Propostas para outros estados poderão receber fomento diretamente do CNPq.

SERVIÇO

Chamada Pública The UK Academies 2019-2020

Inscrições de 20 de janeiro a 06 de abril

Submissão de propostas pelo SigConfap

Informações: fundonewton.confap@gmail.com.

Acesse a Chamada no site do Confap