Notícia

Agência C&T (MCTI)

Faperj lança revista científica

Publicado em 03 janeiro 2008

Em dezembro último, foi lançada a revista Rio Pesquisa. Trata-se de uma publicação trimestral produzida pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que tem como objetivo divulgar pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela instituição.

Segundo a Agência Fapesp, a revista é produzida pela equipe de jornalismo da Faperj e será enviada a todos os pesquisadores e instituições científicas fluminenses. Mas a publicação também está disponível integralmente no site da instituição, www.faperj.br .

Embora, seja distribuída em meios acadêmicos, Ruy Garcia Marques, diretor-presidente da Faperj, destaca que a Rio Pesquisa possui uma linguagem universal, de forma que se torna acessível à população em geral. Ele afirma também que cada edição da publicação enfocará um laboratório ou instituto de pesquisa do estado.

Neste número inicial, o biotério da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi a instituição de destaque já que, segundo Marques, em 2007 o uso de animais em pesquisas científicas foi tema de muitas discussões e, por pouco não foi proibido no Rio de Janeiro. Na próxima edição, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será enfocado.