Notícia

Agência Minas

Fapemig e Fapesp lançam edital conjunto na área de saúde

Publicado em 22 julho 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) uniram forças para o lançamento de um edital voltado para o campo das ciências biomédicas e ciências da saúde. Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões - R$ 1,5 milhão de cada instituição - em projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, além do intercâmbio de pesquisadores e estudantes envolvidos nos projetos beneficiados. Serão considerados projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento relacionados ao tema Epilepsia: mecanismos de epileptogênese e o aprimoramento da diagnose, prevenção e tratamento da desordem.

Na opinião do presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, “trata-se de pesquisa em colaboração em tema da fronteira do conhecimento, para o qual o esforço de duas Faps mostra a importância da articulação em prol da ciência nacional”.

Como também destaca o diretor científico da Fapemig, José Policarpo Gonçalves de Abreu, a iniciativa vai ser algo digno de ser imitado por outras agências no país. “As duas maiores Faps do país se unem para lançar um edital de extrema importância para a nação, consolidando ainda mais um momento auspicioso que está vivendo a área da ciência e tecnologia no Brasil”.

O objetivo é que os projetos de pesquisa gerem conhecimento, competências e alianças estratégicas, além de incentivarem a difusão do conhecimento e a implementação de projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois estados. “Fico muito feliz em saber que este é mais um exemplo da nova era de integração entre as Faps”, reforça Mario Neto, presidente Fapemig e atual presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A última data para o recebimento de propostas será no dia 4 de setembro e os resultados do processo de análise e seleção serão publicados até 3 de novembro de 2009. Os pesquisadores devem submeter seus projetos, simultaneamente, na Fapemig e na Fapesp. As comissões de cada instituição avaliarão as propostas e, após julgamentos individuais, se reunirão para dar o parecer final. Excepcionalmente nesta edição, o formulário o anexo deverão ser preenchidos e entregues em meio eletrônico e em versão impressa para o seguinte endereço: rua Raul Pompéia, nº 101, bairro São Pedro, Belo Horizonte, CEP: 30.330-080. 

Dúvidas poderão ser esclarecidas com a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br.