Notícia

FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão

Fapema participa da 69ª Reunião Anual da SBPC na UFMG

Publicado em 20 julho 2017

Por Leidyane Ramos

No último domingo, dia 16 de julho, foi realizada abertura do maior evento da ciência da América Latina, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belo Horizonte (MG). O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Alex Oliveira, esteve presente na solenidade que reuniu várias autoridades científicas e políticas, bem como convidados, pesquisadores e estudantes de todo país.

O evento que este ano vem com o tema “Inovação, Diversidade e Transformações”, apresenta uma vasta programação, entre elas, palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, sessão de pôsteres, conferências, atividades culturais, etc., e tem como objetivo debater políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação, bem como difundir para a sociedade os avanços da ciência feita no Brasil e no mundo.

Alex Oliveira frisou a importância da participação e integração de dez Fundações de Amparo à Pesquisa no evento. “Este ano a Fapema preparou um estande com outras Faps para que a gente retomasse o papel do Confap, junto à SBPC, então depois de quatro anos ausentes, o Confap volta a ter um estande na SBPC e isso só foi possível graças ao esforço de dez Faps que possibilitaram que ocorresse esse retorno. Isso foi muito importante para que a gente pudesse demarcar a posição das Faps, junto ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Tivemos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos em total cooperação. É louvável, declarou.”

A presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Zaira Turchi, ressaltou a importância da Reunião para a ciência no País e destacou a relevância para as Fundações em participar de um evento desta grandeza. “A SBPC está com uma programação excelente, com conferências e oportunidades para apresentar projetos de maior relevância, o que mostra que é preciso investir na ciência, tecnologia e inovação. Se queremos pensar em um Brasil mais justo, com mais qualidade de vida e inclusão, é necessário investir em ciência, tecnologia e inovação”, declarou.

Conforme ressaltou a presidente da SBPC, Helena Nader, a trajetória das reuniões sempre foi pautada por muitas batalhas, como há 40 anos, quando foi realizada a 39ª reunião da SBPC em meio à ditadura militar. Ela afirma que a SBPC tem lutado contra o retrocesso e os cortes pelos quais a ciência tem passado. “Educação e ciência são investimentos e não despesas. Com ciência e tecnologia de qualidade, podemos ter o Brasil que queremos”, destacou.

Abertura

A cerimônia de abertura da 69ª Reunião Anual da SBPC contou ainda com algumas homenagens e a participação do Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson de Andrade que alertou para as dificuldades enfrentadas por cientistas de todo mundo e da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), Tamara Naiz, que destacou que mesmo diante das dificuldades da ciência no Brasil, pesquisadores e professores têm lutado pelo fortalecimento das agências de fomento e da pesquisa científica.

Participação da Fapema

Além da programação científica, o evento também apresenta atividades reunidas em atividades paralelas, como SBPC Jovem, SBPC Cultural, SBPC Afro e Indígena, SBPC Inovação e ExpoT&C. Neste ano, a Fapema, - que em outras edições possuiu estande próprio, uniu-se à nove Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps) reúne-se no estande do Confap dentro da ExpoT&C. O espaço foi destinado para mostrar, aos visitantes, a importante existência do Confap, integrar e apresentar as Fundações e os principais programas de pesquisa e projetos apoiados por cada uma das instituições.

Neste ano, participam do estande do Confap, as Fundações dos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí e do Distrito Federal. As Faps com a Fapemig (Minas Gerais), Fundação do Estado anfitrião, e a Fapesp (São Paulo) também estão com estandes na ExpoT&C. A Reunião é realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e segue até o próximo sábado, dia 22.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do Confap e Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.