Notícia

FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

Fapeg participa de Sessão Informativa sobre cooperação Brasil-União Europeia, em São Paulo

Publicado em 08 março 2017

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, participou nesta quarta-feira, dia 08, em São Paulo, da Sessão Informativa – Infoday Incobra – sobre ações de cooperação com a União Europeia, em evento promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – entidade da qual é vice-presidente – e pelo Incobra (Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union), projeto internacional para a cooperação em Pesquisa e Inovação (P&I) entre os dois blocos. A reunião foi realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e exclusiva para presidentes e representantes das FAPs.

O objetivo principal era esclarecer dúvidas e elencar oportunidades de fomentos e acordos de cooperação dentro das ações do programa Horizonte 2020, da União Europeia, que prevê investimentos de 80 bilhões de euros em pesquisa científica, tecnológica e de inovação, no período de 2014 a 2020. Para a última etapa do Programa (2018-2020), estão previstos 30 bilhões de euros a serem investidos.

A sessão foi aberta pela presidente da Fapeg e vice-presidente do Confap, Zaira Turchi, que enfatizou que a parceria tem sido fortalecida nos últimos anos e que o contexto é complexo, mas abre grandes oportunidades a serem exploradas. Também presente na sessão, o chefe da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita, ressaltou durante a abertura a importância destes acordos e a relevância dos mesmos serem colocados na agenda de discussões federais de políticas públicas para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da economia e da sociedade.

Apresentações e debates

A gerente do Incobra, Ana Paula Rossetto, deu início às apresentações com um panorama do projeto e as formas de participação das FAPs. O Incobra é um projeto de três anos financiado no âmbito do programa Horizonte 2020 que visa facilitar a colaboração e implementar atividades de apoio ao diálogo político e à sensibilização de oportunidades mútuas de colaboração, sob três perspectivas: focar atividades em áreas prioritárias, aumentar atividades de cooperação e aprimorar condições estruturais para que essa colaboração se desenvolva. Ana Paula apresentou as próximas atividades de promoção do projeto e de sensibilização das FAPs e pesquisadores envolvidos na adesão ao projeto.

Assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa do Confap, Elisa Natola, durante Infoday, em São Paulo. Foto: Coordenadoria de Comunicação do Confap.

Em seguida, foram apresentadas oportunidades em aberto e discussões sobre adesão aos diversos editais do Horizonte 2020. Para isso, a assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa do Confap, Elisa Natola, trouxe aos participantes uma visão geral do programa e orientações quanto à participação e o envolvimento das FAPs no desenvolvimento da cooperação.

Encerrando as apresentações, a representante da Comissão Europeia, Luciana da Silva Santos, abordou possíveis temas de cooperação para futuras chamadas do Horizonte 2020 no período 2018-2020, a serem analisados pelas FAPs. Neste ponto, o chefe da Seção de CT&I, Alejandro Zurita, reforçou o papel das FAPs em assumir a condição de protagonista na região e elencar seus temas prioritários na área da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

As apresentações foram seguidas de debates mediados pelo representante da Fapesp, Sergio Queiroz, e pela vice-presidente do Confap. Além de Goiás, estavam presentes representantes das FAPs de Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.