Notícia

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Fapeam por meio do Confap e CNPq abrem chamada para a vinda pesquisadores britânicos ao Brasil

Publicado em 07 janeiro 2019

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram a chamada The UK Academies 2018, realizada em conjunto com The Royal SocietyThe Academy of Medical SciencesBritish Academy, no escopo do Fundo Newton. O objetivo é fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalhar em conjunto com pesquisadores brasileiros, no Brasil.

Fazem parte desta chamada, por meio de suas respectivas Fundações, os estados de Amazonas (Fapeam), Ceará (Funcap), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e do Distrito Federal (FAPDF). Propostas para outros estados poderão receber fomento diretamente do CNPq.

O fomento aos pesquisadores se dará por três maneiras: Fellowships (para período de 6 a 36 meses); Research Mobility Grants (missões de 15 dias a até 3 meses); e Young Investigator Grants (até 4 anos, apenas para o estado de São Paulo). As propostas deverão ser enviadas até o dia 25 de março de 2019 por meio do endereço https://sigconfap.ledes.net/ (para propostas fora do Estado de São Paulo) e diretamente para a Fapesp, no caso de propostas para atuação no Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/12175).

São elegíveis pesquisadores britânicos das áreas de ciências naturais, engenharia, ciências médicas, ciências sociais e humanidades. Os proponentes devem ser pesquisadores doutores a pelo menos dois anos e máximo de sete anos (young researchers) ou acima de sete anos (senior researchers). Para participar é preciso haver um pesquisador doutor colaborador no Brasil, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado, como co-proponente (host researcher).

Os proponentes devem ficar atentos aos critérios de elegibilidade que podem ser exigidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado em que pretende desenvolver seu trabalho. O CNPq poderá financiar propostas para proponentes de estados cujas FAPs não aderiram a esta chamada e os proponentes devem observar os critérios específicos de elegibilidade desta instituição.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Fundações de Amparo à Pesquisa ou pelo e-mail fundonewton.confap@gmail.com. No caso das propostas para o Estado de São Paulo, pelo e-mail chamada_ukacademies@fapesp.br. Para interessados apenas no fomento do CNPq, pelo e-mail UKACA@cnpq.br.

Acesse aqui a Chamada: http://confap.org.br/novo/pt/editais/download/81