Notícia

Amazonas Mais

Fapeam marcou presença na 71ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Publicado em 29 julho 2019

Quem visitou a mostra de ciência, tecnologia e inovação – ExpoT&C durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve a oportunidade de conhecer uma parte do trabalho desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A instituição esteve presente no estande do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

O evento ocorreu no período de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Segundo a SBPC, no total, foram realizadas 180 conferências, mesas-redondas, encontros e palestras. O evento teve ainda mais de 40 atrações culturais, 600 pôsteres e um público que ultrapassa 30 mil pessoas. Encerrada esta edição, a SBPC já se prepara para a próxima Reunião Anual, que será realizada em Natal.

Para o presidente do Confap, Evaldo Vilela, a Reunião da SBPC em Campo Grande foi um sucesso e superou todas as expectativas com relação a participação, qualidade e relevância das palestras e discussões.

“Participar de um ambiente tão rico assim é muito importante para as FAPs reunidas no Confap pela visibilidade que ganham, particularmente entre os jovens. O Confap esteve presente com um belo estande na ExpoT&C, interagindo com toda a comunidade da SBPC e visitantes, divulgando o nosso papel no financiamento das pesquisas, em prol da ciência, tecnologia e inovação e no desenvolvimento do país e ainda estabelecemos parcerias”, disse.

Sobre a participação da Fapeam na SBPC, Vilela disse que a Fundação mostra a relevância do seu papel na região amazônica e seu dinamismo na formação de parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

FAPs – No estande do Confap, além da Fapeam, participaram as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados do Alagoas (Fapeal), Goiás (Fapeg), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Rio de Janeiro (Faperj) e São Paulo (Fapesp). As FAPs do Maranhão (Fapema) e do Mato Grosso do Sul (Fundect) – anfitriã do evento – também participam da ExpoT&C com estandes próprios.

SBPC – A Reunião Anual da SBPC é o maior evento científico da América Latina e tem como objetivo debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Uma das atividades da SBPC é a ExpoT&C, que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviço.

http://www.amazonas.am.gov.br/feed/