Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

FAO e OMS divulgam edital para reunir dados científicos sobre melões

Publicado em 22 março 2011

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgaram chamada mundial de solicitação de dados científicos relacionados ao tema Identificação e controle de riscos microbiológicos associados a melões. As informações devem ser enviadas até 1º de maio.

O objetivo é reunir materiais científicos do maior número possível de fontes. O recebimento desse material permitirá a elaboração de panorama do problema e a listagem de métodos de produção e colheita feitas ao redor do mundo, o que possibilitará avaliação dos riscos e benefícios potenciais associados a essas práticas.

Os eixos temáticos de interesse são as doenças ligadas aos melões, práticas de produção, práticas de colheita, práticas pós-colheita, processamento, distribuição, utilização pelo varejo e pelo consumidor e documentação e rastreamento de produto.

Ao fim, as organizações desenvolverão código internacional de práticas de produção e colheita de melões, respeitando a grande variedade de frutas existentes e a diversidade com que plantio e colheita são feitos mundialmente.

Sobre os dados

Os dados podem ser inéditos ou publicados. Quando aplicáveis, os dados devem conter referência para estudos publicados. A FAO e a OMS reconhecem que algumas das informações relevantes podem ser de natureza sensível ou confidencial. No caso de material inédito, a propriedade dos dados permanecerá com o autor, para subsequente publicação.

(Com informações Agência Fapesp)