Notícia

Jornal DHoje

Famerp vai estudar os efeitos do novo coronavírus

Publicado em 16 abril 2020

A Faculdade de Medicina de Rio Preto- Famerp, por meio de seu Laboratório de Virologia, vai estudar os efeitos da Covid-19 no organismo em busca de marcadores biológicos que indicam o agravamento da doença. À pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O objetivo do estudo, que terá duração de dois anos, é auxiliar na análise da extensão da propagação viral em residências, comunidades e hospitais, para que medidas de controle sejam tomadas. À maioria dos pacientes com Covid-19 tem a forma leve da doença, no entanto, aproximadamente 20% desenvolvem doença grave com alta taxa de mortalidade, que está associada a idade avançada, comorbidades e imunossupressão.

A pesquisa, coordenada pelo professor Maurício Lacerda Nogueira, abrangerá a população do bairro Vile Toninho, que já participa de um estude sobre dengue, e pacientes do Hospita de Base. Os participantes terão monitora: dos sintomas relacionados a Covid-19.

Um número de telefone para acesso rápido com a equipe será disponibilizado para o caso do surgimento de sinais agudos e, caso necessário, encaminhamento para o serviço de saúde da região. Também será realizado um monitoramento dos pacientes hospitalizados no HB que apresentem suspeita ou confirmação de Covid-19. Amostras serão coletadas para posterior análise de citocinas pró-inflamatórias- possiveis marcadores biológicos que indi. cam agravamento da doença.