Notícia

Diário de Marília online

Famema inaugura novo laboratório de pesquisa nesta quarta-feira

Publicado em 29 junho 2010

Será inaugurado nesta quarta-feira, às 9h, o Laboratório de Embriologia Humana da Famema. A coordenadora do laboratório, Maria Angélica Spadella Santos, explica que o nome "embriologia humana" está vinculado ao nome da disciplina, porém o local será utilizado para produzir e pesquisar lâminas histológicas de embriões de aves.

Segundo ela, também será possível analisar morfologicamente qualquer tipo de órgão ou tecido. "Antes só havia um laboratório para biopsia, para detectar alguma patologia, mas não dava para realizar pesquisas, para isso tínhamos que ir para outros centros, como Botucatu, Ribeirão Preto, São Carlos ou Bauru", diz Santos.

A verba para a reforma da sala e compra dos equipamentos, orçada em mais de R$ 200 mil, foi cedida pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. De acordo com a coordenadora, o laboratório irá beneficiar professores e estudantes de medicina que precisem desenvolver trabalhos de pesquisa que demandam de análise morfológica. "Nosso objetivo é divulgar o resultado dessas pesquisas em congressos e revistas científicas".