Notícia

Giro Marília

Famema apresenta pesquisa em Conferência Internacional de Alzheimer

Publicado em 02 agosto 2018

O diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e docente da disciplina de Genética da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Spencer Luiz Marques Payão, apresentou trabalho, no formato pôster, na AAIC 2018 – Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, realizada no período de 22 a 26 de julho, em Chicago, Estados Unidos.

O trabalho com o título “Gene expression and -850 C/T and -370 G/a polymorphisms of the TNF gene in Alzheimer’s disease”, aborda o estudo sobre a doença de Alzheimer, neurodegenerativa, irreversível, que atinge cerca de 21 milhões de pessoas em todo o mundo.

A Conferência da Associação Internacional da Associação de Alzheimer é o maior e mais influente encontro internacional dedicado ao avanço da ciência neurodegenerativa. A cada ano, a AAIC reúne os pesquisadores clínicos e científicos mais importantes do mundo, pesquisadores da próxima geração e a comunidade de pesquisa de cuidados para compartilhar descobertas que levarão a métodos de prevenção, tratamento e melhorias no diagnóstico da doença de Alzheimer.

Aproximadamente 6.800 pesquisadores de 70 países participaram do evento em Chicago para fazer contatos e discutir os mais recentes resultados e teorias sobre o estudo da doença de Alzheimer. A AAIC 2019 será realizada no mês de julho em Los Angeles, Estados Unidos.

O estudo foi desenvolvido pelo grupo do Laboratório de Genética da Famema em colaboração com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com financiamento da Fapesp, além de ser um produto do trabalho de mestrado do egresso Arthur Antonio Ruiz (Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema). O estudo já foi submetido para publicação.

Segundo o professor Spencer, “o foco geral do evento foi na descrição de novos genes supostamente envolvidos na doença de Alzheimer e o grupo da Famema está trabalhando mais no foco funcional de alguns genes envolvendo o processo inflamatório, apoptose, ciclo celular dentre outros; buscando talvez num futuro próximo, possíveis vias de intervenção clínica”.