Estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para a terceira edição do FameLab – o maior concurso de comunicação científica do mundo que acontece em 32 países simultaneamente, organizado pelo British Council.
Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de Mestrado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharia. Para participar, basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita pelo site www.famelab.com.br, onde também constam as regras do concurso.
Os autores dos 30 melhores vídeos, julgados pelo conteúdo, clareza e carisma, viajarão com tudo pago para o Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico em comunicação, entre os dias 23 e 27 de abril. Eles se apresentarão ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados.
Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.
No Brasil, o FameLab 2018 conta com a parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Faps participantes do edital; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
ESPECIAL PUBLICITÁRIO
Por Unifor