Notícia

Mulheres na Ciência

FameLab Brasil 2020

Publicado em 15 janeiro 2020

Por Agnes Takeda

Um dos grandes desafios da atualidade para quem trabalha com ciências é se aproximar da sociedade, de maneira a tornar acessíveis informações a respeito do desenvolvimento e resultados de projetos de pesquisa. Isso contribui significativamente para que as pessoas entendam o quanto a ciência impacta suas vidas, a valorização do trabalho de cientista, bem como reforçam a importância de investimento na área.

Lançado em 2005 na Inglaterra, o FameLab é considerado uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Atualmente, é realizada em 32 países pelo British Council. No Brasil, o evento FameLab Brasil teve sua estreia em 2016 e o ano de 2020 será na sua quarta edição (não houve edição em 2019). Ele tem parceria com do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Podem se inscrever pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM, na sigla em inglês), com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em Português e Inglês.

De acordo com a página do evento FameLab Brasil , as inscrições encontram-se abertas até o dia 31 de janeiro e devem ser realizadas exclusivamente online. O formulário requer o preenchimento de dados pessoais e o link de um vídeo de inscrição. Esse vídeo deve ser uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da sua respectiva versão em Inglês.

Critérios para o vídeo:

Duração máxima de 6 minutos (máximo 3 min em Português e 3 min em Inglês).

Sem utilização de dispositivo eletrônico de apresentação (Ex: PowerPoint) e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Sem música, edições ou efeitos especiais. A qualidade da gravação não será levada em conta na avaliação.

O vídeo deve incluir apenas o candidato.

Os candidatos selecionados serão anunciados no site no dia 3 de abril de 2020 e em seguida convocados pela organização para participação nas etapas presenciais semifinal e final, a serem realizadas no período de 4 a 8 de maio de 2020. Durante esse período os candidatos passarão por treinamento de divulgação científica, seguido de apresentações orais por um comitê avaliador para que sejam selecionados 10 finalistas e posteriormente o/a vencedor(a) nacional, que representará o Brasil nas finais internacionais. As finais serão realizadas no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.

Mais informações encontram-se disponíveis no edital (link) e também no site (link) onde podem ser encontrados também os vídeos das edições anteriores.

Muitas mulheres participaram das edições anteriores e tivemos vencedoras na categoria Voto popular nos anos de 2017 e 2018. No entanto, somente homens foram escolhidos como representantes dos Brasil no FameLab International nas últimas 3 edições. Há tantas mulheres cientistas que têm muito potencial de nos representar internacionalmente. Incentivem suas amigas a participar, mas pensem com carinho em tentar também!