Notícia

O Liberal (Americana, SP) online

Falta de vitamina pode prejudicar os rins

Publicado em 07 abril 2014

Uma pesquisa realizada no Laboratório de Investigação Médica (LIM12) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) verificou que a deficiência da vitamina D no organismo pode prejudicar o funcionamento adequado dos rins e comprometer a recuperação de lesões no órgão.

 

"Uma das principais causas de injúria renal aguda no ser humano é a lesão por evento isquêmico, que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o rim é obstruído por um período e depois é restaurado. Durante o processo isquêmico, a falta de oxigênio leva à degeneração e morte celular. Nosso objetivo era descobrir como a falta de vitamina D influencia o processo regenerativo", explicou o biólogo Rildo Aparecido Volpini, coordenador do projeto "Avaliação do papel da vitamina D na evolução da lesão renal aguda pós isquêmica", apoiado pela Fapesp.

 

Um experimento realizado com animais mostrou que a falta da vitamina diminui a função renal, modifica a expressão local de proteínas e aumenta a formação de fibrose após lesão induzida.

 

Recentemente, estudos também associaram a deficiência do nutriente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e autoimunes, pressão alta e diversos tipos de câncer.

 

Fonte: Agência Fapesp.