Notícia

Interior News

Falta de glicose pode causar perda da visão, diz estudo

Publicado em 13 dezembro 2006

Por Agência FAPESP

Baixos níveis de glicose no sangue podem levar à perda da visão, segundo um estudo de pesquisadores Departamento de Oftalmologia da Universidade do Estado de Nova York (Suny) e do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos.
De acordo a Agência Fapesp, a pesquisa tentou avaliar como a baixa taxa de glicose influencia as células da retina. O grupo, Robert Barlow, da Suny, verificou que camundongos geneticamente modificados para não absorver corretamente a proteína perderam níveis de acuidade visual aos 10 meses de idade. Camundongos com níveis normais de glicose mantiveram a acuidade até os 16 meses.
O estudo, publico na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), verificou também que o restabelecimento de níveis normais de glicose no sangue por meio de dieta contribuiu para adiar o problema nos camundongos.
Os resultados do estudo, segundo os pesquisadores, ressaltam a importância de manter o controle dos níveis de açúcar no sangue durante tratamento de doenças como o diabetes, que tem episódios recorrentes de hipoglicemia.