Notícia

Portal de Corumbá (MS)

Falta de glicose pode causar perda da visão, diz estudo

Publicado em 13 dezembro 2006

Por Agência Fapesp

Baixos níveis de glicose no sangue podem levar à perda da visão, segundo um estudo de pesquisadores Departamento de Oftalmologia da Universidade do Estado de Nova York (Suny) e do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos.
De acordo a Agência Fapesp, a pesquisa tentou avaliar como a baixa taxa de glicose influencia as células da retina. O grupo, Robert Barlow, da Suny, verificou que camundongos geneticamente modificados para não absorver corretamente a proteína perderam níveis de acuidade visual aos 10 meses de idade. Camundongos com níveis normais de glicose mantiveram a acuidade até os 16 meses.
O estudo, publico na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), verificou também que o restabelecimento de níveis normais de glicose no sangue por meio de dieta contribuiu para adiar o problema nos camundongos.
Os resultados do estudo, segundo os pesquisadores, ressaltam a importância de manter o controle dos níveis de açúcar no sangue durante tratamento de doenças como o diabetes, que tem episódios recorrentes de hipoglicemia.