Notícia

Boletim do Acadêmico

Falecimento de Acadêmico

Publicado em 26 maio 2006

Por Agência FAPESP

Antonio Cechelli de Mattos Paiva, professor titular do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de SP (Unifesp), morreu na manhã de quinta-feira, 18/5, na capital paulista, aos 76 anos. O corpo foi velado na Sala do Museu Histórico da Unifesp e o enterro saiu às 8h do dia 19, em direção ao Cemitério do   Morumbi.
Mattos Paiva foi vice-diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM) e professor titular da USP e Unicamp. Foi coordenador adjunto da área de biologia e saúde da Fapesp e membro da comissão de supervisão do Projeto Genoma Funcional da Xylella fastidiosa. Integrou o comitê assessor do CNPq e o grupo de trabalho do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), do MCT.
Após ter concluído o doutorado na EPM, fez o pós-doutoramento na Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Estagiou no Instituto de Biologia e Medicina Experimental, da Argentina, e no Departamento de Fisiologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia. Atuou como professor visitante no   Departamento de Química da Universidade de Cornell e no Departamento de Bioquímica da Universidade do Colorado. Era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia de Ciências da América Latina. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioquímica, a Pan  American Association of Biochemical Societies e a Sociedade Brasileira de Biofísica.
Mattos Paiva foi condecorado comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1995, e com a Grã-Cruz, em 1998. A Academia lamenta essa grande perda para a comunidade científica nacional e presta sua homenagem.

Fonte: Agência FAPESP, 19/5