Notícia

USP Eventos

Fake news são assunto de nova edição do Ciclo ILP-FAPESP

Publicado em 19 março 2019

As fake news, as notícias falsas propagadas principalmente por meio das redes sociais, não poupam assunto nem área de conhecimento. Na ciência, elas podem comprometer a difusão de informações científicas, prejudicar o desenvolvimento do conhecimento e até afetar negativamente políticas públicas em áreas fundamentais.

Os impactos das fake news na ciência serão discutidos no primeiro evento do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação deste ano. Resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o evento acontece no dia 25 de março, das 15h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e contará com a participação de quatro palestrantes.

O jornalista Francisco Rolfsen Belda, professor do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordará a “Divulgação científica, desinformação e indicadores de credibilidade jornalística”. Já a médica Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, participará do evento com o tema “Os impactos das fake news nas campanhas de imunização”.

O Ciclo ILP-FAPESP tem o objetivo de promover eventos de divulgação científica voltados à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados. As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas.