Notícia

Kalá

FAJ e NEPEP de Pedreira assinam parceria para desenvolver novos talentos entre estudantes

Publicado em 27 setembro 2012

A FAJ – Faculdade de Jaguariúna e o NEPEP (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Pedreira) assinaram uma parceria educacional com o objetivo de desenvolver novos talentos entre os jovens estudantes do ensino médio e prepará-los para construir uma carreira de sucesso.

O NEPEP, criado há 7 anos, em Pedreira, é mantido pela Prefeitura Municipal e conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP), Fapesp, CNPq e outros órgãos de apoio à área educacional. Tornou-se referência estadual e federal em ensino e pesquisa, com a frequência de cerca de 200 alunos das escolas municipais e estaduais que recebem aulas de Inglês, Português, Matemática, Ciências, Expressão Corporal e Programação de Computadores. As aulas visam oferecer conhecimento científico e estímulo aos estudos por meio de práticas de ensino diferenciadas.

O projeto vem atraindo jovens talentos interessados em iniciar contato com o conhecimento científico, o que casa perfeitamente com os ideais da FAJ. Ao firmar este convênio, a Faculdade irá oferecer a oportunidade aos estudantes do Núcleo de desenvolver suas habilidades e potencialidades dentro da Instituição, utilizando seus laboratórios e expertise acadêmica. “Estamos disponibilizando toda nossa estrutura, as instalações do Campus, nossos professores, visando desenvolver ainda mais este projeto tão bem sucedido”, frisou o diretor acadêmico da Faculdade, Flávio Fernandes Pacetta, no ato de assinatura da parceria.

O coordenador do NEPEP, Prof. Dr. Orlando S. Juriaans destaca: “Nossa ideia é aproveitar os melhores talentos da sociedade, abrindo caminhos para que eles possam fluir com mais velocidade. Todos ganham: a sociedade, a universidade, que recebe melhores alunos, e os estudantes, que se tornam mais motivados para alcançar seus objetivos”.

A parceria FAJ-NEPEP já está em funcionamento. Quatro estudantes de ensino médio do Núcleo estão realizando um trabalho em conjunto com alunos do segundo semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação com o objetivo de desenvolver a carenagem de um veículo movido à combustão. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da FAJ, André Mendeleck, após este primeiro trabalho em conjunto, os alunos do NEPEP continuarão desenvolvendo projetos sob a orientação e apoio da FAJ. “Na segunda etapa da parceria, eles irão trabalhar com os Rovers, os robôs móveis, em que terão de assistir a algumas aulas de programação e CLP (Controlador Lógico Programável). Os estudantes serão desafiados a pegar um veículo pronto, construído por alunos da FAJ, e automatizá-lo”, explica o coordenador.

Em novembro os alunos do NEPEP participarão da Mostra de Projetos Temáticos dos cursos de Engenharia da FAJ. Ao final dessas etapas, a evolução e o desempenho de cada um serão avaliados. “Esta forma de aprendizado é algo que cativa o aluno, pois ele pode perceber imediatamente a relação entre a prática e a teoria. Quando começa a experimentar o conhecimento ele tende a se interessar cada vez mais por aquela área do saber”, afirma o Prof. Mendeleck.