Neste mês de junho, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) de Sorocaba, da Puc-SP, iniciará uma pesquisa que estudará como a música, praticada de forma profissional, contribui para humanizar as relações envolvendo pacientes e profissionais da saúde. Uma das bases desse trabalho é um modelo de aprendizado musical adotado na Europa há 16 anos. Por isso, a primeira etapa do estudo será, justamente, a realização de um curso de extensão, cuja proposta é formar músicos para se apresentarem em ambientes hospitalares e instituições de saúde.
Coordenada pelo professor Fernando Antônio de Almeida, a pesquisa conta com o apoio e auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e parceria do grupo 'Músicos do Elo’. Logo no início da pesquisa, será promovido também o I Curso de Formação de Músicos do Elo: A música humanizando os hospitais. Segundo o professor Fernando, o objetivo do curso musical é fazer com que a relação do paciente e familiares com o ambiente hospitalar torne-se mais próxima e humanizada. “A presença de músicos no hospital ajuda a quebrar o clima hostil que envolve o ambiente. A intenção é proporcionar a sensação de bem-estar aos pacientes durante o tratamento. Este tipo de trabalho ajuda e os aproxima dos médicos e da equipe de cuidados”, afirma ele.
INTERESSADOS PODEM SE INSCREVER – O curso terá início em agosto, depois das etapas de seleção iniciadas este mês, e durará um ano. As aulas serão presenciais, ministradas pelo professor de Música radicado na França, Victor Flusser e ministradas na própria Faculdade de Medicina, no bairro do Vergueiro FCMS. Haverá aulas práticas em unidades hospitalares de Sorocaba e os participantes aprovados no final do programa receberão certificado reconhecido pela Puc-SP e com equivalência aos cursos do mesmo nível realizados na Europa, pela Associação Europeia de Músicos nos Hospitais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail musicodoelo@gmail.com.