Notícia

Leia Notícias

Faculdade de Medicina de Botucatu em luto, morre aos 89 anos o professor William Saad Hossne

Publicado em 13 maio 2016

Morreu nesta sexta-feira, 13, em Botucatu, o professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), William Saad Hossne. O docente, de 89 anos, era aposentado do Departamento de Cirurgia e Ortopedia. O velório ocorre no Salão Nobre da FMB até às20h30 desta sexta-feira e o sepultamento será neste sábado, 14, às 11 horas, no Cemitério São Paulo, na capital.

William Saad Hossne nasceu no dia 4 de janeiro de 1927, em São Paulo. Médico-cirurgião formado pela Faculdade de Medicina da USP, em 1951, foi professor titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). Tornou-se diretor da mesma entre os anos de 1984 e 1988. Foi presidente da Comissão de Ética da Unesp. Participou da criação da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sendo seu segundo diretor científico, entre os anos 1964-1967; foi Reitor da Universidade de São Carlos entre os anos de 1979 e 1983. Professor Saad foi o criador, em 1995, da CONEP (Comissão Nacional de Ética da Pesquisa em Humanos), junto ao Ministério da Saúde /Conselho Nacional de Saúde (Brasília-DF) tendo sido seu coordenador durante mais de uma década (1996-2007).

Foi um dos pioneiros da criação da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), tornando-se seu primeiro Presidente entre os anos de 1995 e 1997. Foi o criador e atual coordenador do programa de pós-graduação em bioética stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Centro Universitário São Camilo (São Paulo-SP). Atualmente coordenava o Núcleo de Bioética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Uma personalidade científica profundamente respeitada pela comunidade científica, tendo recebido inúmeras honrarias, desde doutorados honoris causa, até o “troféu guerreiro da Educação Ruy Mesquita”, em 15 de outubro de 2013, iniciativa do Jornal O Estado de São Paulo e do CIEE (Centro de Integração Escola e Empresa).

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB