Notícia

Agregario

Faculdade de Ciências de Bauru recebe pesquisador estrangeiro

Publicado em 06 novembro 2012

Por Luiz Felipe Barbieri

Alunos de graduação e pós-graduação que atuam no Labcam - Laboratório de Biologia de Camarões Marinhos, da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp de Bauru realizaram, em outubro, um curso sobre Ecologia e reprodução de camarões marinhos: padrões em escalas temporais e espaciais, com aulas teóricas e práticas, com o professor Raymond Bauer, Distinguished Emeritus Professor of Biology, do Departamento de Biologia da Universidade de Louisiana (EUA).

O Labcam é coordenado pelo professor Rogério Caetano da Costa, do Departamento de Ciências Biológicas, e também pelo professor Antonio Leão Castilho do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. Eles integram o projeto Biota-Fapesp que é coordenado pelo professor Fernando Mantelatto, da USP/Riberão Preto.

Um dos responsáveis pela vinda do pesquisador Bauer, da Costa enfatiza:Trata-se de um momento ímpar para os integrantes do projeto e, em especial, para os alunos, pois tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento sobre a biologia de camarões com um curso de alto nível, tópicos atuais e de alto impacto, com pesquisador de renome internacional.

O professor da Costa recebeu convite do professor Bauer para visitá-lo na University of Louisiana, em 2014, a fim de finalizar artigos em parceria que foram elaborados nesta vinda ao Brasil. Provavelmente a visita poderá ser financiada pelo projeto Biota-Fapesp e, quando estivemos com a vice-diretora do FC, Dagmar Hunger, falamos sobre promover um convênio entre as universidades de Lousiana e a Unesp. Dessa forma, será possível possibilitar um intercambio de nossos alunos de graduação e pós-graduação, bem como entre os pesquisadores, finalizou.

O Labcam tem como tema central Crustáceos decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo. Nesse Biota, termo que alude ao conjunto dos seres animais e vegetais de uma região, da Costa participa como pesquisador responsável do subprojeto sistemática e dinâmica populacional dos camarões marinhos de importância econômica para o estado de São Paulo.

Uma das propostas deste projeto Biota é o de promover a vinda de pesquisadores visitantes estrangeiros de reconhecida competência internacional para desenvolver atividades de ensino e pesquisa, além de favorecer acordos de cooperação internacional para fortalecer as linhas de pesquisas inseridas neste projeto, explicou o professor da FC.

Para conhecer mais detalhes sobre o Labcam acesse:

http://www4.fc.unesp.br/curso_biologia/labcam

Contatos com o professor Rogério Caetano da Costa podems er feitos pelo e-mail rccosta@fc.unesp.br ou pelo telefone (14) 3103-6078 - ramal 7884.

Luiz Felipe Barbieri, bolsista Santander Universidades, FC/Bauru