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Jornal do Commercio (AM) online

Fabricante investe em pesquisa científica para o próximo ano

Publicado em 11 novembro 2006

A partir de 2007, o Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica ampliará os investimentos em pesquisas externas. As parcerias da Natura com o meio científico, que antes estavam restritas principalmente a editais específicos, agora acontecerão de modo contínuo. O programa dá continuidade ao projeto homônimo iniciado em 2003, realizado em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa) na forma de edital.
Na época, o projeto se destinava a parcerias com universidades do Estado de São Paulo e a pesquisas na área de fitoextratos da biodiversidade brasileira.
A edição de 2007 abrange outras áreas de interesse da empresa, como modelos de impacto ambiental, medições de eficácia, performance e segurança, pesquisas em bem-estar, novos materiais para embalagens, entre outras. A iniciativa é parte da estratégia de fortalecer o relacionamento com a comunidade científica.
Para isso, a empresa criou, em 2006, a área de Gestão de Parcerias e Inovação Tecnológica, divisão que tem como meta implementar e consolidar o Modelo de Inovação Aberta (Open Innovation), através de parcerias externas que resultem em inovação.
O lançamento do programa contará com iniciativas de cooperação científica e bolsas de pesquisa. A cooperação científica prevê parceria em pesquisa com financiamento da Natura ou co-financiamento de órgãos de apoio e fomento à pesquisa. É aberta a participação de qualquer pesquisador ou aluno vinculado a instituições de C&T reconhecidas pelo governo brasileiro.

Bolsas de estudo
A empresa abrirá suas portas para alunos bolsistas regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado no país para que estes possam desenvolver parte de seus projetos de pesquisa dentro da Natura. Durante o estágio na empresa, o bolsista receberá investimento necessário para viabilizar e apoiar a realização do projeto.
O programa terá um portal exclusivo, no site www.natura.net/campus que entrou no ar na sexta-feira, dia 10. O site trará as informações sobre o programa e detalhes sobre o regulamento e inscrições, que poderão ser realizadas a partir de janeiro /2007.
O programa contempla ainda o Prêmio Natura de Inovação Tecnológica. A premiação pretende reconhecer anualmente o melhor projeto de pesquisa realizado em parceria com a Natura.
Em 2007, concorrerão ao prêmio projetos de pesquisa em parceria com a Natura finalizados até julho de 2007. A Natura acredita que a inovação tecnológica e o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) são fatores estratégicos para sustentar o crescimento da empresa no Brasil e no exterior.
Nos últimos quatro anos, o investimento em pesquisa e desenvolvimento chegou a R$ 158,7 milhões. Em 2005, a empresa investiu R$ 67,1 milhões, representando um crescimento de 41,5% em relação a 2004, e 2,9% do seu faturamento líquido.
No ano passado, a empresa lançou 213 produtos no mercado, muitos deles com inovações tecnológicas obtidas por meio de pesquisas próprias ou de parcerias com universidades e centros de tecnologia brasileiros e de outros países.
A Natura inaugurou recentemente um Centro Satélite de Pesquisa e Tecnologia em Paris, na França. A estratégia é aproximar a empresa de instituições semelhantes, que são referência mundial no setor de cosméticos.
Em Paris serão desenvolvidas pesquisas nas áreas de testes in vitro, alternativos aos testes em animais, para estudo da segurança e eficácia de ativos, tratamento de pele e novos materiais de embalagens. Em 2007, a empresa prevê o início da construção do novo Centro de Pesquisa e Tecnologia Natura, em Campinas, São Paulo.
A Natura registrou em 2005 uma receita bruta da ordem de R$ 3,24 bilhões, o que representou um crescimento de 27,7% em relação ao ano anterior. No momento, a Natura conta com um quadro de mais de 4.000 colaboradores e 547 mil consultoras no Brasil.
Outras 50 mil consultoras atuam no Chile, Argentina, Peru e México.
Na Bolívia, a marca está presente por meio de parceria com um distribuidor. Na França, a Casa Natura foi inaugurada em abril de 2005. Localizada em Paris, é a primeira loja mundial da empresa.