Notícia

A Cidade (Ribeirão Preto)

Fábrica de Cravinhos faz parceria com Butantan

Publicado em 06 setembro 2006

A Ouro Fino Saúde Animal, empresa que atua no desenvolvimento e comercialização de produtos veterinários com unidade fabril em Cravinhos, e o Instituto Butantan inauguraram ontem o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Imunobiológicos Veterinários, no Instituto Butantan, em São Paulo.

Por meio deste Centro, construído com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a empresa e a instituição atuarão juntas no desenvolvimento de vacinas e soros para saúde animal.

A tecnologia dos fármacos desenvolvidos pelos pesquisadores do Butantan será transferida para a iniciativa privada, que para produzir as vacinas bacterianas e virais "Trata-se de uma fábrica biossegura, totalmente vedada, que impede a saída dos vírus", explica Fausto Eduardo Fonseca Terra, diretor do segumento de biológicos da empresa de Cravinhos.

A ação marca a entrada da Ouro Fino no mercado de biológicos. "Como não temos o know-how em pesquisa para o desenvolvimento de vacinas e soros, nos associamos ao Instituto Butantan, consolidando a primeira parceria público-privada da história do Instituto", diz Terra. O Butantan é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumido no Brasil. Inicialmente, a produção será apenas em escala laboratorial, para a fase de testes clínicos.

A expectativa da empresa é que a produção industrial comece a partir do ano que vem.