Notícia

Observatório do 3° Setor

Extrato de jabuticaba pode virar remédio para diabetes e colesterol

Publicado em 02 março 2020

Por Redação Observatório 3º Setor

Pesquisadores da Unicamp realizaram a investigação científica experimental com camundongos envelhecidos

Por: Isabela Alves

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) descobriu que o extrato de jabuticaba pode prevenir o pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado. O grupo chegou a essa conclusão a partir de uma investigação científica experimental com camundongos.

O artigo ‘Jaboticaba extract prevents prediabetes and liver steatosis in high-fat-fed aging mice’ foi publicado no Journal of Functional Foods, em agosto de 2018.

Quando a fruta foi ingerida pelos camundongos envelhecidos que estavam submetidos a uma dieta com alto teor de gordura, foi observado que o extrato atuou na diminuição do ganho de peso e processo inflamatório, e causou uma redução da hiperglicemia e da dislipidemia, o que previne o pré-diabetes.

O extrato foi desenvolvido a partir de uma grande quantidade de compostos bioativos presentes na casca da jabuticaba. Um dos compostos da descoberta é o fenólico, que promove um efeito positivo no metabolismo orgânico.

Os pesquisadores também estão realizando um estudo em que avaliam o uso do extrato da casca de jabuticaba no atraso da progressão do câncer de próstata em camundongos transgênicos.

Fonte: Agência Fapesp