Notícia

A Folha Paulista online

Exposição sobre os direitos dos povos indígenas acontece na UFSCar

Publicado em 24 abril 2012


Até o dia 26 de abril acontece na UFSCar a exposição "Você sabe quem somos nós?". Textos, artigos científicos, trechos da Constituição Federal e da declaração da ONU sobre os direitos dos povos indígenas, além de frases de autoria dos próprios alunos indígenas da UFSCar retratam os aspectos atuais da situação dos índios brasileiros.


Segundo a professora do Departamento de Ciência da Informação e responsável pela exposição, Maria Cristina Ferraz, a exposição tem o objetivo de divulgar a cultura indígena e mostrar que, apesar dos índios manterem suas tradições, eles não vivem da mesma forma como há 500 anos. "Eles se adaptaram às mudanças da humanidade lutando por um futuro melhor para seu povo", relata a docente.


A exposição, uma realização dos Programas de Educação Tutorial (PET) Saberes Indígenas e Ações em Saúde, é gratuita e acontece no Saguão da Reitoria, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar.

A atividade tem o apoio do Programa de Ações Afirmativas, da Biblioteca Comunitária, da Coordenadoria de Comunicação Social e da Agência de Inovação da UFSCar, além da colaboração financeira do Ministério da Educação, CNPq, Fapesp e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.