A mostra Cor da Luz tem o objetivo de explicar que a cor é, na realidade, um código do nosso sistema de visão. A relação entre luz e cor é apresentada de modo divertido e interativo, que é a marca do Museu. Os visitantes passam por dois blocos: o espaço cor, que funciona na tenda, e o espaço luz, montado na praça. Painéis, objetos e jogos mostram como percebemos e identificamos as cores. Um filme também esclarece vários aspectos relacionados ao tema. No espaço dedicado à luz, o público também aprende sobre diversos assuntos, como radiação térmica, fotônica, micro-ondas, radiação infravermelha e ondas de rádio. A exposição decifra ainda o funcionamento de monitores, impressoras e câmeras fotográficas.
A iniciativa faz parte das comemorações pelo Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU para 2015. O objetivo é destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. A curadora da exposição do MC explica que a data foi escolhida porque 2015 marca o aniversário de surgimento de Kitab al-Manazir, tratado sobre óptica escrito pelo cientista árabe Ibn al-Haytham, considerado o pai da óptica moderna.
A exposição conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids): Brainn, e-Science e OCRC. Conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Campinas e Thorlabs. A expectativa dos organizadores do Museu é que pelo menos 50 mil pessoas visitem a mostra até dezembro, entre estudantes e público espontâneo. A visita de escolas também já começa a ser agendada.
Os contatos devem ser feitos pelo telefone (19) 3521-1810 ou pelo e-mail. As visitas espontâneas podem ser de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Endereço: Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas
Av. Alan Turing, 1500
Barão Geraldo – Campinas/SP
CEP 13083-898
Fonte: Unicamp