Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Exposição da Unicamp participa da Nanotec 2008

Publicado em 12 novembro 2008

Manipular objetos nanoscópicos virtuais numa simulação de atividades científicas e industriais, fazer passeios virtuais por laboratórios de alta tecnologia e aprender sobre nanociência e nanotecnologia de maneira divertida e interessante. Essa é a proposta da NanoAventura, uma exposição do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp, que vai participar da 4ª Feira e Congresso Internacional de Nanotecnologia, a Nanotec 2008, desta quarta-feira (12), até sexta-feira (14),  no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista.

Os jovens entre 9 e 14 anos são o público-alvo da exposição, mas os adultos também se divertem e podem aprender um pouco mais sobre o tema. O estande da NanoAventura estará na área reservada à Unicamp. Durante a feira, o Museu apresentará o vídeo 3D que faz parte da exposição, além de vídeos institucionais apresentando o projeto. Desde sua inauguração, a NanoAventura já recebeu mais de 30 mil visitantes em diversas cidades e Estados do Brasil. A exposição NanoAventura fica no Museu Exploratório de Ciências, no campus da Unicamp, em Campinas e é um projeto do Museu em parceria com o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o Instituto Sangari. O desenvolvimento do projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação Vitae. Atualmente conta com o apoio da Alfa Previdência e Vida, Banco Santander e também da Pfizer Brasil, empresa mundial do segmento farmacêutico, que tem financiado o atendimento gratuito da NanoAventura à instituições públicas de ensino.

O Museu Exploratório de Ciências - Unicamp é um órgão da reitoria da universidade e tem como missão promover a disseminação científica, sendo um espaço que valorize a convivência, o lazer e a inclusão social. O Museu possui outros projetos, como a Oficina Desafio e o Grande Desafio, além de atividades de divulgação científica realizadas em diversos evento