Notícia

Usinagem Brasil

Expomafe terá Demonstrador de Manufatura Avançada

Publicado em 23 abril 2017

(23/04/2017) - A Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo) vai apresentar um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado pela primeira vez no Brasil, durante a Feimec - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.

O projeto foi desenvolvido pela Abimaq e o Senai-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha e apoio da Informa Exhibitions, da ABDI, da Finep e da Fapesp.

Futuro na prática - Com o ciclo de produção montado na feira, os visitantes poderão ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática - Módulos Autônomos de Produção, Comunicação Máquina-Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e outras características - e tirar suas dúvidas com especialistas.

Para exemplificar de forma concreta todos esses conceitos, o Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 vai produzir 600 porta-celulares personalizados (o dobro do que foi produzido na Feimec). O acessório irá evidenciar uma das principais características da Indústria 4.0: a customização.

Na prática, convidados da feira vão receber um QR-Code para solicitar a produção personalizada de seu porta-celular. O sistema faz a leitura do código enviado por e-mail na tela do smartphone do “cliente”, que ainda pode escolher entre três opções de cores - azul, vermelho ou verde - e digitar um texto a ser gravado no acessório. Ao final da linha, o visitante se identifica pelo mesmo QR-Code para retirar seu produto personalizado.

Módulos - O Demonstrador é composto por módulos que executam suas operações de forma totalmente autônoma, mas sincronizada com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha. Todo conjunto é orquestrado pelo MES (Manufacturing Execution System), programa que gerencia todo o ambiente de produção.

A linha está assim organizada em: Módulo de entrada de ordens (totem onde o visitante convidado se identifica pelo QR-Code); Módulo de usinagem (composto por dois centros de usinagem, um armazém de matérias-primas e um robô de alimentação e retirada de peça); Módulo de solda (composto por um magazine de peças metálicas (aço inox), um robô de solda e um robô para alimentação e descarga das peças soldadas); Módulo de gravação a laser e multipinos; Módulo de montagem e saída (etapa onde um robô colaborativo retira da esteira automatizada o produto personalizado).

EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 9 a 13 de maio de 2017

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: Abimaq

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações: www.expomafe.com.br