Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Exploração do petróleo em debate

Publicado em 28 novembro 2008

Por Sabine Righetti, com informações da Secretaria de Desenvolvimento

Secretaria de Ensino Superior participam de série de debates sobre exploração de petróleo e gás

Desde o anúncio da reserva de petróleo na camada do PRE-SAL, cuja exploração colocaria o Brasil entre os dez principais países produtores de petróleo do mundo, os possíveis benefícios econômicos e sociais das atividades ligadas à exploração de petróleo e gás natural estão em pauta. Com esse foco, nesta semana até o dia 12 de dezembro, sete workshops reúnem especialistas para debater questões ligadas à exploração de petróleo e gás natural no Estado de São Paulo.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que integra secretários de Estado, empresários, pesquisadores e especialistas. Os próximos temas a serem debatidos são pesquisa e inovação tecnológica na área, construção naval, formação de mão-de-obra e impactos regionais das atividades.

Ensino Superior

O tema ‘Pesquisa e Inovação Tecnológica' será abordado na próxima segunda-feira, dia 01, durante workshop na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O foco será nas necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo e suas indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos, além de identificar formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados. Entre os participantes da mesa estão a professora da Universidade de São Paulo (USP) e Secretária Adjunta Estadual de Ensino Superior, Nina Beatriz Stocco Ranieri.

Já no dia 04, quinta-feira, um workshop sobre ‘Formação da Mão-de-Obra', que será realizado na FIESP, irá debater as principais demandas por formação de mão-de-obra, como a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada. Na mesa, estará presente o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e chefe de gabinete da Secretaria de Ensino Superior, Geraldo Di Giovanni.

O objetivo dos workshops é colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. A Cespeg foi criada em setembro, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.