Secretaria de Ensino Superior participam de série de debates sobre exploração de petróleo e gás
Desde o anúncio da reserva de petróleo na camada do PRE-SAL, cuja exploração colocaria o Brasil entre os dez principais países produtores de petróleo do mundo, os possíveis benefícios econômicos e sociais das atividades ligadas à exploração de petróleo e gás natural estão em pauta. Com esse foco, nesta semana até o dia 12 de dezembro, sete workshops reúnem especialistas para debater questões ligadas à exploração de petróleo e gás natural no Estado de São Paulo.
O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que integra secretários de Estado, empresários, pesquisadores e especialistas. Os próximos temas a serem debatidos são pesquisa e inovação tecnológica na área, construção naval, formação de mão-de-obra e impactos regionais das atividades.
Ensino Superior
O tema ‘Pesquisa e Inovação Tecnológica' será abordado na próxima segunda-feira, dia 01, durante workshop na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O foco será nas necessidades de pesquisa e inovação para as empresas concessionárias de exploração e produção de petróleo e suas indústrias fornecedoras de bens, materiais, peças, máquinas e equipamentos, além de identificar formas de facilitar o acesso a recursos financeiros para pesquisas de alto valor agregado, tais como corrosão de materiais em condições exploratórias, novos compostos e reservatórios carbonatados. Entre os participantes da mesa estão a professora da Universidade de São Paulo (USP) e Secretária Adjunta Estadual de Ensino Superior, Nina Beatriz Stocco Ranieri.
Já no dia 04, quinta-feira, um workshop sobre ‘Formação da Mão-de-Obra', que será realizado na FIESP, irá debater as principais demandas por formação de mão-de-obra, como a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada. Na mesa, estará presente o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e chefe de gabinete da Secretaria de Ensino Superior, Geraldo Di Giovanni.
O objetivo dos workshops é colocar em discussão frente à sociedade civil as questões levantadas pelos grupos de trabalho da Cespeg, com foco na troca de experiências entre os setores diretamente envolvidos no tema, permitindo a participação de um número maior de agentes nos trabalhos da comissão. A Cespeg foi criada em setembro, com o objetivo de analisar os efeitos positivos e negativos das atividades relacionadas à exploração de petróleo e gás natural em São Paulo, além de propor ações para o desenvolvimento dessa atividade no Estado.