Em 2002, o Promovi experimentou na prática as teorias da psicossomática por meio do projeto "Sábio e Saudável: uma nova visão da terceira idade" que tinha o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Em quatro anos, profissionais das Unidades Básicas de Saúde de diversos municípios da região foram orientados a ter uma conduta humanizada na atenção aos idosos atendidos nas unidades. "Isso proporcionou uma aproximação entre paciente e servidor, o que por sua vez gerou mais eficiência no atendimento", comenta Fajardo.
Caminhada
O projeto também incluiu a prática de caminhada na rotina da comunidade idosa da região. "No final do trabalho descobrimos que não só os pacientes melhoraram a qualidade de vida, mas os profissionais também se sentiram mais realizados, diz Fajardo.
"A profissão passou a ser mais prazerosa para eles, não priorizando apenas o retorno financeiro", explica o coordenador. Na avaliação feita pelos profissionais que foram capacitados, 90% deles relataram sentir-se mais aptos a atuar com idosos depois das orientações. "Mas o que nos chamou atenção foi que também mais de 90% consideraram a formação importante para suas próprias vidas, dando significado mais profundo a suas existências e colaboração para uma sociedade mais humana", destaca.