Notícia

Planeta Universitário

Experiência histórica e subjetividade em Arendt, Marcuse e Sennett

Publicado em 22 janeiro 2016

O curso “Experiência histórica e subjetividade em Arendt, Marcuse e Sennett” será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro de 2016, das 19 às 21h, no Centro Universitário Maria Antonia da USP. No curso será abordado o pensamento de Herbert Marcuse, Hanna Arendt e Richard Sennett como chave para compreender em que medida a perda do horizonte político individual e coletivo suprime a capacidade crítica, a expectativa de libertação e a vinculação entre subjetividade e história pessoal na atualidade.

O curso será dado por Franklin Leopoldo e Silva, professor aposentado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e autor de obras como Bergson: intuição e discurso filosófico e Ética e literatura em Sartre.

No dia 27, será trabalhado o tema “A falência da vida comunitária: sociabilidade abstrata e controle da individualidade”. No dia seguinte, a palestra será “Hanna Arendt: a tensão ente pensamento e ação política”. Nos dias 3 e 4 serão abordados “Herbert Marcuse: racionalidade totalitária e civilização” e “Richard Sennett: o naufrágio ético do homem comum”, respectivamente.

As inscrições devem ser realizadas na sede do Maria Antonia. O custo é de R$ 200,00, com desconto de 20% para estudantes e 40% para pessoas da terceira idade.

 

Mais informações: www.mariantonia.prceu.usp.br e (11) 3123-5213.

 

Agência FAPESP