Notícia

PublishNews

Experiência de campo

Publicado em 23 outubro 2009

Nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h, no bar São Cristovão (Rua Aspicuelta 533 - Vila Madalena. São Paulo/SP), ocorre o lançamento do livro Visão de jogo - Antropologia das práticas esportivas (Terceiro Nome, 280 pp., R$ 42), organização de Luiz Henrique de Toledo e Carlos Eduardo Costa.

Estilos de jogar, escolinhas de futebol, o fluxo de jogadores para o exterior, os torneios universitários, e a sociabilidade esportiva são alguns dos temas tratados neste livro que reúne artigos de 12 pesquisadores sobre diferentes esportes, singularizados pela experiência de campo vivida por e em cada um. O livro torna mais evidentes algumas das categorias que estavam ocultas nas práticas, ou seja, que diziam respeito somente aos seus portadores em seus domínios.

Descortinadas pela etnografia, poderão ser compartilhadas pelo conjunto mais amplo de pesquisadores e leitores interessados nos fenômenos relacionados aos esportes. A obra, cuja produção contou com o apoio da FAPESP, faz parte da Coleção Antropologia Hoje, iniciativa resultante de entendimento entre o Núcleo de Antropologia Urbana da USP e a Editora Terceiro Nome.