Notícia

Revista Museu

Expedição Pavan destaca o criador da Estação Ciência

Publicado em 16 novembro 2010

SÃO PAULO, São Paulo - A Estação Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Amigos da Ciência realizam, no dia 18 de novembro, uma homenagem ao professor Crodowaldo Pavan (1919-2009), responsável por criar a Estação Ciência em 1987.

Pavan foi diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP de 1981 a 1984, professor emérito da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo a Estação Ciência, o objetivo da homenagem é destacar a atuação de Pavan para o desenvolvimento da ciência no Brasil e o cenário atual da política científica brasileira.

A sessão solene de abertura, no Auditório Ernst W. Hamburger, será às 9h, seguida da mesa-redonda "Desenvolvimento e Divulgação da Ciência no Brasil - Crodowaldo Pavan e suas contribuições".

"A dimensão e a qualidade do sistema científico e tecnológico estadual e as contribuições do Prof. Crodowaldo Pavan", com Antônio Hélio Guerra Vieira, "Crodowaldo Pavan e a Genética no Brasil", com André Luiz Paranhos Perondini, "O Tempo das Drosófilas: Reminiscências", com Luiz Edmundo de Magalhães, e "Panorama da contribuição da Rhynchosciara para a ciência atual", com Gláucia Maria Machado-Santelli, serão as palestras.

Após as palestras será aberta a exposição "Expedição Pavan", composta de esculturas de várias fases da mosca Rhynchosciara americana, em que Pavan descobriu o fenômeno da amplificação gênica nos cromossomos politênicos, além de vídeos e painéis com fotos.

Mais informações: http://ecienciablog.blogspot.com/2010/11/expedicao-pavan.html

Fonte: Agência FAPESP