Notícia

São Paulo Vestibular

Expansão de Educação estadual

Publicado em 27 agosto 2009

Nesta quarta-feira (26/08) o governo de São Paulo lançou o programa de expansão do ensino superior público no Estado, através da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com os primeiros cursos semipresenciais. A data marcou, também, a estreia do canal digital Univesp TV.

A Univesp é um programa gratuito do governo estadual que tem como objetivo expandir o ensino superior, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas.

Os cursos serão desenvolvidos em parceria com a Unesp, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. Participam da Univesp outras instituições como a Fapesp, a Fundação Padre Anchieta, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo e a Imprensa Oficial.

Início

O primeiro curso da Univesp será a graduação em Pedagogia, a ser oferecido a partir do primeiro semestre de 2010 a professores da rede pública e privada, com 1.350 vagas iniciais. O curso está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

As inscrições para o processo seletivo do Curso de Pedagogia serão realizadas ainda este ano. Com 40% das atividades no modo presencial, realizadas nos cerca de 30 polos distribuídos pelo Estado, o curso terá três anos de duração e carga horária total de 3.390 horas.

Para se inscrever, o candidato deverá estar em atividade docente na rede pública ou privada no Estado de São Paulo. A expectativa é que ao longo dos próximos dois anos sejam abertas 5 mil vagas.

Entre os outros cursos previstos pela Univesp estão o de Especialização em Filosofia, Extracurricular de Inglês Básico e Extracurricular de Espanhol Básico.

Durante a cerimônia no Espaço Univesp também foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Ensino Superior e o Centro Paula Souza para a oferta de 3,2 mil vagas no curso de graduação semipresencial Tecnologia em Processos Gerenciais, a ser realizado no segundo semestre de 2010.