Notícia

Paraná online

Existem nuvens de vapor no planeta Marte

Publicado em 03 setembro 2006

São Paulo (Agência Fapesp) - Quem um dia puder presenciar um pôr-do-sol em Marte terá a chance também de observar a existência das nuvens de altas altitudes que ocorrem por lá. Elas ficam entre 80 quilômetros e 100 quilômetros do solo e não são formadas por vapor de água. Essas descobertas, relatadas na edição de agosto da Icarus, periódico especializado em ciências planetárias, derivam de medições feitas por equipamentos instalados a bordo da sonda européia Mars Express. Os resultados devem ajudar a entender melhor como funciona a atmosfera de um dos vizinhos da Terra.

Os cientistas estimam que as nuvens, por serem muito tênues, poderiam ser vistas por um observador apenas no momento do pôr-do-sol. Isso porque haveria mais contraste entre a nuvem e o escuro do céu.

"Além disso, essas novas nuvens descobertas em Marte ocorrem em uma área da atmosfera muito mais rarefeita em comparação com a Terra", explicou Franck Montmessin, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, e principal autor do artigo, em comunicado da Agência Espacial Européia.