Fique sempre informado! Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego.
Segundo estudos realizados no Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, existe uma conexão direta entre obesidade e o envelhecimento do sistema imunológico, um processo conhecido como imunossenescência.
A pesquisa, realizada pelo educador físico Diego Brunelli durante seu pós-doutorado e supervisionada pela professora Cláudia Cavaglieri, coordenadora associada do Fisex, mostra o potencial do exercício físico como uma intervenção não farmacológica para o combate à inflamação crônica associada à obesidade.
Os resultados sugerem que a obesidade pode acelerar o envelhecimento do sistema imunológico, mesmo na ausência de doenças associadas.
2. O Papel do Exercício Físico Para estudar os efeitos do treino físico combinado, Brunelli trabalhou com voluntários obesos com diabetes tipo 2, todos sedentários. O programa de treinamento de 16 semanas, composto por atividade aeróbica e musculação de intensidade moderada, resultou em melhorias significativas na capacidade cardiorrespiratória e na força muscular, além da redução da circunferência abdominal.
Esta pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), destaca a importância de intervenções no estilo de vida, especialmente entre os 40 e 60 anos de idade, para promover um envelhecimento saudável e combater os efeitos adversos da obesidade no sistema imunológico.
3. Conclusões e Implicações Os resultados e implicações desta pesquisa são de grande relevância para a saúde pública. A obesidade é uma epidemia global e está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer. A descoberta de que a obesidade também pode acelerar o envelhecimento do sistema imunológico acrescenta outra dimensão à complexa relação entre obesidade e saúde.
Esta pesquisa reforça a importância do exercício físico e um estilo de vida saudável na prevenção e tratamento da obesidade e suas complicações. O treinamento físico combinado, que inclui atividade aeróbica e musculação, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas obesas.