O estudo da Unesp analisou dados de 231 docentes de escolas públicas de Presidente Prudente, e posteriormente divulgado no International Journal of Environmental Research and Public Health
Pesquisa da UNESP em professores
Um estudo recente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da FAPESP, revelou que o exercício físico regular pode ser uma estratégia eficaz para professores enfrentarem o estresse, atenuando seus efeitos adversos na qualidade de vida. Publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health, a pesquisa analisou a rotina de 231 docentes de escolas públicas de Presidente Prudente, São Paulo.
Os dados coletados por questionários mostraram que cerca de 70% dos professores se consideravam estressados, sendo que 50% relataram estresse moderado, 16,8% estresse intenso e 2,8% estresse muito intenso. A qualidade de vida foi mensurada através de um instrumento que avalia oito aspectos da saúde, incluindo limitações físicas e sociais, dores e bem-estar geral. Os resultados indicaram que professores com altos níveis de estresse tinham sua qualidade de vida significativamente comprometida.