Notícia

TV Cultura

Exame de sangue pode prever se paciente com Covid-19 precisa ser hospitalizado

Publicado em 28 outubro 2020

Pesquisadores da USP identificaram que, no plasma sanguíneo de pacientes com a forma mais grave da Covid-19, há proteínas diferentes das que estão presentes em doentes não hospitalizados

Exame de sangue pode prever se paciente com Covid-19 precisa ser hospitalizado Pesquisadores da USP identificaram que, no plasma sanguíneo de pacientes com a forma mais grave da Covid-19, há proteínas diferentes das que estão presentes em doentes não hospitalizados

Foram três meses até os primeiros resultados. O estudo emergencial, que teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostrou que, no plasma sanguíneo de pacientes hospitalizados com a Covid-19, havia proteínas diferentes das que estavam presentes em doentes não hospitalizados. A pesquisa foi feita com 117 pessoas.

"A gente foi atrás desses marcadores no sangue, a gente identificou duas proteínas que são aumentadas em pacientes que são hospitalizados", explicou Giuseppe Palmisano, pesquisador da USP.

O exame não servirá como um substituto aos métodos de detecção do vírus já existentes e sim como um complemento importante para o tratamento.

"Ajudaria o médico a dizer: 'olha, esse paciente pode ficar isolado em domicílio ou pode ser encaminhado já para uma estrutura de mais complexidade, porque vai evoluir a doença'", afirmou o pesquisador. "A gente poderia pensar, por exemplo, em um tratamento antecipado, porque já teriam esses marcadores, e reduzir até as hospitalizações ou até a evolução mais agressiva da doença."

No Brasil, um dos grandes problemas com relação à Covid-19 é a falta de testagem em massa da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já sinalizou que as agências de todo o mundo devem priorizar estratégias para conter a disseminação do novo coronavírus, como testagem em todas as pessoas e não apenas naquelas que apresentam sintomas mais graves.

Para o infectologista Rinaldo Focaccia, do Hospital das Clínicas, que também participou da pesquisa, serão necessários mais seis meses para validar o estudo. A partir daí, os próprios laboratórios, que já possuem os equipamentos necessários, poderão fazer o exame.

"Embora seja uma molécula nova que foi identificada, há a possibilidade de ela ser dosada e identificada em um grande número de laboratórios distribuídos pelo País. A tecnologia empregada já é disponível na rotina e em centros de referência tanto públicos como privados no País."

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com Portal R7 UOL Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) Terra MSN (Brasil) Portal da Enfermagem Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Agora RN online ES360 Jornal do Comércio (RS) online Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo DCI online MT HOJE Blog Ultimas Noticias Araraquara24horas Blog Saúde e Dicas Portal do Governo do Estado de São Paulo Acontece Botucatu Mix Vale Portal Onda Sul 100,7 FM Portal Amirt Revista Amazônia Investe São Paulo Plantão News (MT) Espaço Ecológico no Ar Sistema Costa Norte de Comunicação Coluna Supinando Medicina S/A Metrópoles Ipa Online Notícias ao Minuto (Brasil) Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online NewsLab online ContilNet Notícias Região Noroeste Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo Canaltech Canindeyu Digital (Paraguai) Painel Notícias Catve Diário do Rio Claro online Plantão News (MT) LabNetwork Diário do Rio Claro Paulínia 24 Horas Notícia Cassilândia Notícias CBDL - Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial Ceedec - Centro de Educação Especializado ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Correio Popular (Campinas, SP) online CBN Notícias (Vitória, ES) Terra Portal Correio Pfarma ES Brasil online Gazeta do Norte Jornal Tempo Real Jornal Panorama online Portal AMZ! SiteBarra Brasil 61 Rede Guma Ouro Preto Candidados Rádio Educadora 560 AM Portal Jornalismo na Amazônia Jornal do Sudoeste GCMais FolhaMT 180 Graus Quarto Poder Rádio do Sul Portal Goiás em Dia